Whatsapp Logo

Veja como proteger seu pet do medo de fogos juninos

25/06/2019

Fogos são um pesadelo para alguns donos de cachorros e gatos em épocas como o Réveillon e São João. Alguns até evitam se afastar dos bichanos para ajuda-los a passar pelo estresse passando-lhes mais conforto
Compartilhe:

Fogos são um pesadelo para alguns donos de cachorros e gatos em épocas como o Réveillon e São João. Alguns até evitam se afastar dos bichanos para ajuda-los a passar pelo estresse passando-lhes mais conforto e sensação de segurança. Nesses casos, a prudência é para que eles não se mordam ou raspem as patas na porta até machucá-las.

Segundo os especialistas, a agonia dos pets com o barulho das bombas juninas ocorre pela capacidade auditiva deles, que é muito mais sensível que a nossa. Alguns ficam tão apavorados com o barulho que podem passar por episódios de vômito e diarreia. Em casos mais graves, podem sofrer convulsões e até paradas cardiorrespiratórias. Os animais que já têm histórico de epilepsia ou problemas no coração exigem ainda mais atenção.

Os tampões de ouvido são uma alternativa para quem quer garantir mais conforto aos bichanos e sabe que eles serão bem aceitos, sem estressá-los ainda mais. Alguns veterinários e donos de pets que já passaram pela incômoda situação de vê-los acuados com os fogos também recomendam a “técnica do pano”.

Esse método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Assim, a dica é atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimuladas, diminuindo sua irritabilidade.

 

Fonte: Folha PE