Curso de Auxiliar Veterinário precisa de registro no Mec?, não passam" name="keywords" /> Curso de Auxiliar Veterinário precisa de registro no Mec?" />
Whatsapp Logo

Curso de Auxiliar Veterinário precisa de registro no MEC?

02/12/2019

 

“Este Curso de Auxiliar Veterinário tem registro no Mec?”

Muitas pessoas que procuram fazer um curso de Auxiliar Veterinário possuem essa dúvida. Afinal, ser aprovado pelo Mec é algo
Compartilhe:

 

“Este Curso de Auxiliar Veterinário tem registro no Mec?”

Muitas pessoas que procuram fazer um curso de Auxiliar Veterinário possuem essa dúvida. Afinal, ser aprovado pelo Mec é algo que dá certa segurança para quem deseja estudar em qualquer curso.

Mas será que Curso de Auxiliar Veterinário precisa de registro no Mec?

Vamos entender!

Que tipos de cursos o Mec aprova?

Atualmente, o Mec avalia e aprova apenas cursos de graduação e técnicos. Ou seja, isso significa que este ministério governamental avalia apenas cursos de faculdade e cursos técnicos.

Mas e o curso de Auxilia Veterinário? Não seria um curso técnico? Na realidade não. No nosso país, a função não é considerada técnica. Vamos explicar isso no tópico seguinte.

Curso de Auxiliar Veterinário precisa de registro no Mec?

No Brasil, a formação para Auxiliar Veterinário é profissionalizante e não (ainda) técnica. Bom, os cursos que formam profissionais nesta área não são considerados cursos técnicos.

Isto porque esta função ainda está sendo regulamentada e é considerada uma ocupação. Como assim??

Isto é meio complicado mesmo… Você pode entender um pouco mais sobre isso aqui neste link. Com isso, podemos dizer que TODOS os cursos de Auxiliar Veterinário, no Brasil, são profissionalizantes. Logo, não passam por aprovação do Mec.

 

Existe algum órgão que fiscaliza os Cursos de Auxiliar Veterinário?

Sim. Muito recentemente o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou duas resoluções visando a regulamentação da profissão e das instituições que capacitam este profissional. Inclusive, uma dessas resoluções (CFMV Resolução 1.259 de 28 de fevereiro de 2019) foi dedicada especialmente aos cursos de auxiliar veterinário.

No texto, o órgão estipula que os cursos de auxiliar veterinário devem se adequar às normas do CFMV e terem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Ou seja, escolas sérias que formam Auxiliares Veterinários não passam por aprovação do MecMAS devem estar de acordo com o CFMV e registradas no CRMV de cada estado.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu que cursos de auxiliar veterinário são cursos profissionalizantes e, portanto, não são avaliados pelo Mec.

Porém, escolas sérias devem ter registro nos CRMV’s de cada estado.