Whatsapp Logo

A importância de uma correta interpretação de exames laboratoriais

22/07/2020

A interpretação de exames laboratoriais é uma atividade de grande importância no exercício clínico, uma vez que é comum a conclusão diagnóstica após a leitura e correta
Compartilhe:

interpretação de exames laboratoriais é uma atividade de grande importância no exercício clínico, uma vez que é comum a conclusão diagnóstica após a leitura e correta interpretação de exames laboratoriais.

O exercício clínico de décadas atrás era baseado na anamnese do paciente, envolvendo todo um histórico da situação do paciente naquele momento. Caso o médico não fechasse seu diagnóstico no momento, formulava uma ou mais hipóteses de diagnóstico e solicitava exames para confirmar uma dessas hipóteses. Assim, a correta interpretação desses exames laboratoriais já ocupava uma posição de destaque no diagnóstico correto.

 Hoje, contudo, a prática da anamnese está um pouco esquecida entre uma boa parte dos profissionais médicos. O exame laboratorial, que até então servia somente para confirmar um diagnóstico, tornou-se o meio principal para encontrar hipóteses de diagnóstico.

Desta forma, na maneira que está disposta atualmente a prática médica, a correta interpretação de exames laboratoriais elevou-se a um patamar de importância a ser dividido com a própria anamnese.

Também é importante ao profissional que realiza as análises, farmacêutico ou biomédico, efetuar uma correta interpretação de exames laboratoriais e correlacionar os resultados com o estado clínico informado, repetindo testes duvidosos, até mesmo para um controle de qualidade mais efetivo.

Além disso, é necessário considerar também que os pacientes também aprenderam a questionar e a querer saber exatamente o que aqueles resultados que aparecem em seus exames significam. E desta forma, ao paciente também tornou-se interessante ter uma noção, mesmo que não tão aprofundada quanto tem o médico ou o farmacêutico - bioquímico, sobre interpretação de exames laboratoriais.

Assim sendo, torna-se claro que a interpretação de exames laboratoriais é fundamental para um diagnóstico clínico mais confiável.

Faça sua inscrição em nosso curso INTREPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS 

 

Referências

ARRIERO, Rene. Portal Farmácia. Interpretação de exames laboratoriais. Disponível em: <http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/cursos/cursos_detalhes.asp?id=51>. Acesso em: 15 jan. 2009.