tenha processos bem planejados, A capacidade crítica, de execução e a habilidade de se reinventar diariamente é fundamental para ter o principal ativo de uma empresa, que são as pessoas, prontos para os desafios, <" name="keywords" /> tenha processos bem planejados" />
Whatsapp Logo

A importância de investir na capacitação profissional de funcionários

07/06/2019

 

O modo como os colaboradores de uma organização se sentem se reflete diretamente nos seus resultados. Por mais que a empresa trabalhe com ideias modernas e tenha processos bem planejados, se não houver
Compartilhe:

 

O modo como os colaboradores de uma organização se sentem se reflete diretamente nos seus resultados. Por mais que a empresa trabalhe com ideias modernas e tenha processos bem planejados, se não houver capacitação profissional de funcionários, e a equipe estiver estagnada, o negócio experimentará problemas em diferentes níveis.

 

Atualmente, o potencial de entrega de resultados de uma organização não se reflete somente em seu produto, ou no mercado em que atua. A capacidade crítica, de execução e a habilidade de se reinventar diariamente é fundamental para ter o principal ativo de uma empresa, que são as pessoas, prontos para os desafios. Cada vez mais será necessário ter utilidade comprovada e uma renovação contínua de conhecimento para se manter ativo no mercado de avanço tecnológico escalável.

 

Nesse cenário, investir em capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso. Entenda melhor sobre a importância de capacitar seus funcionários e como você pode fazer isso, acompanhando a leitura a seguir:

 

Como entregar uma capacitação adequada?

 

Quando falamos de um processo de capacitação estruturado isso não significa somente entregar uma série aleatória de treinamentos que estão em alta no mercado. Nesse contexto, é importante destacar alguns pontos relevantes para gerar os melhores resultados com essas iniciativas:

 

    • Identifique o cliente interno. Encontre o perfil certo de pessoas que irá participar de cada processo educacional, seja através de treinamentos ou de outras formas de desenvolvimento pessoal. Reflita sobre o porquê
    • Forme multiplicadores na empresa. Escolha pessoas comunicativas, com perfil pró-ativo e sejam formadores de opiniões para transmitir de forma precisa as informações desejadas. Estimule a cultura de inovação e atue como polo gerador de conhecimento para disseminar o conhecimento técnico, valores e políticas necessárias. essa capacitação é realmente necessária, quais os problemas que pretende sanar e quais os resultados que são esperados com isso de forma objetiva.
    • Levante as necessidades. Realize entrevistas, questionários, colete informações da sua pesquisa de satisfação e de avaliações de desempenho para identificar os principais gargalos que precisam ser sanados e enfatize, junto aos líderes da sua empresa, a importância de prevenir os futuro problemas através do processo de desenvolvimento.
    • Execute o processo controlado. Realize os programas definidos através das reais necessidades dos colaboradores, sempre tendo de forma clara e organizada os resultados esperados, a relação entre custo e benefício, os temas e metodologias, assim como o corpo de instrutores, e informações de infraestrutura do treinamento.
    • Avalie os resultados. Faça um levantamento sobre o custo do seu programa e o retorno que isso trouxe à empresa para entregar este feedback à organização. Para isso, verifique se o processo de capacitação agregou valor para a empresa, aumentou a produtividade do funcionário, ajustou eventuais comportamentos, melhorou as relações interpessoais, etc.

 

A importância da capacitação profissional

 

Fato é que, com a educação corporativa, encontramos um aumento capacidade intelectual dos colaboradores, habilidades e de que diz respeito ao cumprimento das normas da empresa, ao conhecimento dos princípios e objetivos da organização e a resolução de problemas corriqueiros (como atrasos e faltas, improdutividade, desperdícios, conflitos internos, desmotivação, etc).

 

Além do óbvio benefício de ter uma equipe de ponta, outras vantagens já identificadas são: a retenção de talentos, a motivação dos funcionários o diferencial competitivo e, é claro, a redução de gastos.

 

Retenção de talentos

 

Quando a empresa se preocupa em desenvolver as habilidades e competências de sua equipe, ela passa a ser vista mais do que como um ambiente de trabalho pelos funcionários, mas também como um local de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Isso é algo valorizado pelos talentos dessa geração, que estão em busca do crescimento profissional constante. Logo, a retenção dos profissionais mais dedicados e leais é uma consequência óbvia.

 

Motivação dos funcionários

 

O sentimento de lealdade, engajamento e motivação que a capacitação é capaz de gerar nos funcionários é notável. Quando você deixa de oferecer apenas um salário e benefícios padrões e passa a proporcionar conhecimento à sua equipe, impacta na qualidade de vida dos colaboradores positivamente, despertando sua gratidão e aumentando a sinergia entre os times. Isso porque um colaborador motivado tem uma produtividade até 50% maior

 

Redução de gastos

 

Uma vez que sua empresa seja capaz de reter talentos e mantê-los motivados e produtivos, a redução de gastos é algo que acontece naturalmente através da descoberta de novas habilidades e conhecimentos dos funcionários, melhoria da qualidade e novas oportunidades de crescimento.

 

E então, gostou dessa matéria? Conheça nossos cursos de capacitação.

 

 

Fonte: Gupy